Jack Kirby (1917 - 1994)


Jack Kirby foi um desses seres que surgem na terra, de tempos em tempos, para evoluir e revolucionar a forma de fazer as coisas. Nascido em 28 de agosto de 1917, numa humilde família de imigrantes judeus, Jacob Kurtzberg iniciou sua carreira nos estúdios de Max Fleischer, em 1935 trabalhando em séries como Betty Boop e Popeye. Devido ao preconceito contra os judeus, do público norte-americano, mudou seu nome para Jack Kirby.  
Em 1941, o então Jack Kirby, encontrou um parceiro talentoso: Joe Simon. Juntos criaram um dos mais famosos personagens da atual Marvel Comics (Timely Comics): o Capitão América. O nome Simon & Kirby tornou-se, então, sinônimo de quadrinhos empolgantes de super-heróis. As perspectivas dinâmicas de Kirby, as técnicas cinematográficas, seu uso de quebrar quadros sequenciais e um exagerado senso de ação fez do título um sucesso imediato, reescrevendo as regras das histórias em quadrinhos. Também é um dos responsáveis pela criação do termo: “quadrinho de autor”, pois costumava escrever e desenhar suas próprias histórias.


Além de Simon, Kirby teve outro grande parceiro: Stan Lee, outro filho de imigrantes judeus e um dos ícones dos quadrinhos de todos os tempos. Stan e Kirby foram os responsáveis pela criação da maioria dos grandes personagens da Marvel comics.


Depois de uma briga com Stan Lee, Kirby vai para a DC comics no princípio dos anos 70, onde produz uma série de títulos sob o selo "Jack Kirby's Fourth World". Entre eles estavam "The New Gods", "Mister Miracle" e "Forever People", juntamente com outros títulos como "OMAC" e "The Demon", dentre outros.
Jack Kirby faleceu em 6 de fevereiro de 1994 vítima de ataque cardíaco, mas sua obra é imortal.

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jack_Kirby
http://blogs.pop.com.br/nerd-e-geek/jack-kirby-o-mito/

Um comentário:

  1. Bacana, Guga!!Muito boa postagem. Fiquei na ânsia de procurar mais coisas de Kirby. Um gênio dos HQs. É como vc mesmo disse: sua a obra é imortal.

    ResponderExcluir