Monstro do Pântano #16 - V1 - 1975

Clique na imagem para fazer o download

A NOITE DOS GUERREIROS MORTOS. Nessa história, o Monstro do Pântano encontra uma estranha dupla que o convida a lutar numa guerrilha que envolve os poderes sobrenaturais de uma civilização antiga. Uma citação clara aos horrores e incoerências da Guerra do Vietnã (que terminou em abril de 1975). Textos de David Michelinie e arte de Nestor Redondo. Tradução e diagramação: Gustavo Lourenço. História inédita no Brasil.

9 comentários:

  1. Olá,

    Já adicionei o seu banner ao meu blog (http://scantorrents.blogspot.com.br/).
    Por favor, adicione meu banner ao seu.

    Abç

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o seu blog. E os scans postados são de uma qualidade superior , em termos de relevancia para a historia das hqs no Brasil. Estais colaborando pra preencher uma lacuna até então irreparavel na produção das editoras brasileiras. O monstro do pantano ainda tem uma ótimo material inedito para os leitores do nosso país. Com o seu trabalho em breve isso será reparado. Parabéns e vamos em frente. abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Mardonio é esse tipo de feedback que me ajuda a continuar com as traduções.

      Excluir
  3. Gustavo,vejo de uma maneira muita estranha essa personagem. É um dos mais badalados na internet , é cultuado como uma das obras primas das HQs, mas aqui no Brasil é sub- valorizado pelas editoras e até pelos blogs de scans. As editoras só publicam a fase do Alan Moore e assim mesmo em álbuns luxuosos, caros e com uma má distribuição para vendas. A maioria desses álbuns só é possível comprar em lojas especializadas ou pelo correio; aumentando ainda mais o valor. Na grande rede , os blogs publicam um grande numero de scan que nem chegam perto da qualidade do Monstrão que mesmo sendo um ícone das hqs, as editoras não publicarem e ainda terem deixado as sagas dele incompletas tem rarissimos scans. Talvez sejam as "questões de mercado" que causam menos acessos aos blogs que publiquem scans desse tipo, em detrimento aos de maior apelo (embora de menor qualidade, pelo menos em minha modesta opinião). Igual ao Monstro do pantano, existem outros na mesma situação tais como OMAC, PATRULHA DO DESTINO, DEMONIO ETRIGAN para cita só os que você trabalha e que sejam da Dc. Gostaria de saber sua opinião sobre o que disse e como você ver essa situação. Um abraço desse seu fã.

    ResponderExcluir
  4. Entendo também que tal material , se publicado pelas editoras, em papel menos luxuoso e mais barato seria mais acessível a outras classes sociais que não a elite. Imagina a saga do sandman que tem 75 edições, lançadas em formatinho, com 120 paginas custando cerca de 10,00 cada edição? a saga seria completa em 15 edições com o preço total de 150,00 em pouco mais de um ano.e muitos que hoje não tem acesso poderiam ler. Bom , sei que não conheço nada de mercado de hqs, mas gostaria de um dia ver alguma editora se posicionando sobre isso. Mais uma vez abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim é tudo muito simples: personagens como o Monstro do Pântano, normalmente, tratam de temas mais profundos ou existenciais, tipo de coisa que precisa de uma boa dose de sensibilidade pra curtir. No Brasil, com o nosso baixíssimo incentivo à cultura erudita e ao precário interesse pela leitura, acabamos gostando mais de temas mais "rasos", se é que me entende. As editoras apenas refletem isso, em vez de promover ações junto ao poder público para incentivar o enriquecimento cultural da população, como acontece nos países realmente desenvolvidos.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Se todos que mexem com scans em vez de disputar com as editoras publicações novas vejam esse belo trabalho do Gustavo e procurem ajudar nessas que não foram publicadas!

    ResponderExcluir
  7. Feliz Natal , meu amigo compartilhador de sonhos e alegrias. Um abraço.

    ResponderExcluir