O MONSTRO DO PÂNTANO NO CINEMA


Nesse post, são comentados e disponibilizados os dois filmes, realizados na década de 80, baseados nas histórias do Monstro do Pântano (SWAMP THING) criado por Len Wein e Bernie Wrightson em 1971. Infelizmente, as produções foram adaptadas para o cinema de forma que não seguem a composição original dos quadrinhos. Aliás, o segundo filme, “The Return of Swamp Thing”, é considerado sci-fi-comedy. Aviso: se você não é fã do personagem talvez não seja capaz de tolerar o alto grau de bizarrices proporcionadas pelo de baixo custo dessas produções.

SWAMP THING (1982) - O filme começa com a chegada de Alice Cable, uma agente do governo, (não existe Matt Cable) no pântano onde trabalha Alec e Linda Holland (Linda é irmã e não esposa), para auxiliá-los em suas pesquisas sobre uma fórmula secreta de propriedade do governo norte-americano e muito cobiçada por um poderoso e temido mafioso chamado Arcane (que não é nem bruxo nem velho). Ao tentar se apoderar da fórmula (tão explosiva quanto nitroglicerina), Arcane mata Linda (ela morre primeiro) e acaba provocando o acidente que transforma (do dia pra noite) Alec no Monstro do Pântano. Alice Cable consegue fugir com o último diário com as anotações de Alec Holland sobre a fórmula, mas é perseguida pelos capangas de Arcane. Felizmente, ela é salva constantemente pelo Monstro do Pântano. Após algumas derrotas, Arcane captura o Monstro e Alice Cable. De posse do último diário, Arcane finalmente consegue reproduzir a fórmula. Usando-a em si mesmo provoca uma metamorfose e se transforma num monstro (nada parecido com o dos quadrinhos). Na cena final, Arcane enfrenta o Monstro do Pântano e acaba, aparentemente, morto.
Atenção especial a cena em que o corpo em chamas de Alec Holland corre para as águas do pântano, as caracterizações emborrachadas dos personagens, comercial da Coca-Cola e o topless da Adrienne Barbeau.
O filme ganhou uma versão em quadrinhos pela própria DC Comics que é considerada a ANNUAL número 1 do volume 2, apesar das muitas discordâncias com a história original.


THE RETURN OF SWAMP THING (1989) - Após um monstruoso combate introdutório surge em cena Abigail Arcane, a afilhada (não, não é sobrinha) de Arcane. Ela decide visitar o padrasto para tentar descobrir como morreu sua mãe (que aparece no filme anterior). Arcane, ainda vivo (ele estava quase morto quando foi encontrado e restaurado a sua forma original), continua buscando, em seu laboratório cheio de criaturas bizarras, a fórmula que o dará vida eterna. Ao chegar à casa do padrasto, Abigail é cobiçada por Arcane que deseja sua energia vital tão pura quanto à de sua mãe. Abby então conhece o Monstro do Pântano e sua história, logo após ser salva do ataque de dois vagabundos (momento em que revela que é Californiana e não Romena, como a original). O Monstro do Pântano é então perseguido e explodido pelos capangas de Arcane, enquanto Abigail é capturada, mas logo liberta pelo Monstro que se reconstrói dentro da casa de Arcane. Abby e Alec acabam tendo uma relação sexual transcendental (nada parecida com a escrita por Alan Moore). Apesar de tudo, Abby é novamente capturada pelo diabólico padrasto que finalmente transfere a vitalidade da afilhada para si. Furioso, o Monstro do Pântano invade o laboratório de Arcane, destrói tudo em seu caminho, liberta Abigail e lhe devolve a vida.
Atenção especial a introdução de créditos que mostra várias capas das séries de quadrinhos ao som de Born On The Bayou do Creedence Clearwater Revival e ao visual, um pouco mais elaborado, dos personagens. 


Clique AQUI e baixe o Torrent dos dois filmes em avi com legendas em Português.

Um comentário: